quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Compotas para chamar o frio

Olá a todos!

Já não aguento este calor, o Outono teima em não aparecer aqui por São Miguel!... Eu adoro os dias solarengos mas frios, em que podemos passear ao ar livre de botas e cachecol, de sentir o cheirinho a castanhas assadas na rua (embora isso não se veja pelas ruas de Ponta Delgada), de preparar as decorações e as prendinhas para oferecer no Natal, de beber chá e comer biscoitos e compotas em frente à lareira...

Pois é, o São Pedro trocou-nos as voltas mas eu troco-lhe as voltas também. Nem que tenha de andar a preparar as decorações de Natal em mangas de cava!
 Já iniciei as decorações natalinas, todas feitas por mim, e os presentes de Natal também vão bem encaminhados.
O crochet vai de vento em popa (já tenho 14 quadradinhos!) e ontem fiz as primeiras compotas caseiras de framboesa. Ficaram uma delícia! Aqui fica a receita:

Imagem retirada da Internet

Compota de Framboesa

Ingredientes:
  • 500 gr de fruta (eu utilizei framboesa mas pode-se utilizar qualquer fruta, de preferência da época)
  • 500 gr de açúcar (eu coloco sempre um bocadinho menos)
  • 2 maçãs pequenas
  • 1 pau de canela
  • 1 casquinha de limão

O método que eu utilizo para fazer compotas é bastante simples: junto tudo dentro de uma panela e vou mexendo com a colher de pau, até ficar com a consistência desejada, sempre em lume brando.
Depois de pronta, coloco-a dentro de frasquinhos de vidro (previamente esterilizados no microondas durante 30 seg. na potência máx.), fecho as tampas e viro-os ao contrário até arrefecerem (para ganharem vácuo). 


Para quem estiver a estranhar a presença da maçã na receita, eu passo a explicar:
são uma mistura de fruta, açúcar e água que vai ao lume a ferver até atingir o pomo necessário para a conservação, o qual depende das quantidades proporcionais de pectina, ácido e açúcar. O ácido acelera o processo de formação da geleia obtida pela mistura da pectina com o açúcar. A quantidade de pectina e ácido varia difruto para fruto. Os marmelos, maçãs, amoras, ameixas e groselhas são ricos em pectina e ácido e, consequentemente, excelentes para doces e geleias. Os damascos, rainhas-cláudias e framboesas, menos ricos em pectina e ácido, proporcionam bons doces, embora menos firmes do que os anteriores. Quando se pretende fazer doces com frutos com pouca pectina, como cerejas, melões e morangos, é conveniente juntar-lhes pectina e ácido, os quais podem ser fornecidos naturalmente por maçãs, marmelos ou limões.


Existem no mercado várias marcas de doces que eu adoro, como as Bonne Maman, as Saint Dalfour ou as nacionais Casa de Mateus e Alfarrobinha, entre outras. Cá em casa todos gostamos muito compota nas bolachinhas de água e sal mas já optei por começar a fazê-las em casa, por questões económicas. Por exemplo, a compota de framboesa da marca Bonne Maman no hipermercado Continente custa cerca de 3,50€... No poupar, é que está o ganho!

Beijinhos,

Pipinha

Sem comentários:

Enviar um comentário